Total de visualizações de página

sábado, 2 de abril de 2011

BOLO RETRÔ, BOLO VINTAGE - COMO ERA ANTES DA PASTA AMERICANA?

Bolo com gosto de feito na casa da avó, é  o que sempre queremos!!!
Mas precisa ser bonito!!!
Então você pergunta:
"Da para juntar os dois sem antagonismo?"

Bolo VINTAGE, esta é a resposta!
Pensando nisso nasceu  o curso de MASSAS E RECHEIOS.
Em aula totalmente prática, vamos do recheio à cobertura .
Venha conferir o que parece ser uma nova tendência!


3 comentários:

  1. Flávia, minha mãe nos anos 50 fez um curso no SENAC de bolos e se tornou a doceira dos casamentos e datas importantes da família confeccionando os bolos.Os de casamento eram de dois andares tipo uma forma de bolo base e um pequeno suspenso por peças trabalhadas em madeira balsa que ela confeitava cobria com o glacê tb. Ela usava o tradicional "saquinho" e peças diferentes como pitangas de diferentes tamanhos e outras que eu lavava punha para secar e guardava para o próximo. Coincidentemente há quinze dias venho pensando do que era feita esto esse glacê de cobertura. Talvez vc venha a expor esta receita em seu novo curso. Não posso comparecer às aulas, mas depois vc me conta ao pé do ouvido. Bjs e Boa Sorte. Fico muito feliz em poder acompanhar seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Como era diferente antes da pasta americana, lembro da minha vó, grande confeiteira de Recife, fazendo lindos bolos de casamento e usando o glacê mámore (gostinho de limão e açucar) e glacê real nas decorações!!! Eram maravilhosos e deliciosos, com o tradicional bolo de ameixas e frutas e vinho do Porto HUMMMMMMMM!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sobre o termo VINTAGE tirado do Wikipédia que é uma enciclopédia LIVRE:
    Moda vintage é uma moda retrógrada, uma recuperação de estilos dos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960.
    Alguns estilistas atribuem ao retorno das modas setentistas, oitentistas e noventistas um certo teor "vintage", mas, por serem relativamente recentes, o termo não é devidamente atribuído a estas décadas. O resgate da moda "pin-up" é um excelente exemplo de "moda vintage".Roupas com tecidos propositalmente "desgastados" também são chamados vintage, justamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época. Mas tambem sendo usada em outras epocas , a Moda vintage é um estilo unico. Vintage não é tendencia, por isso, nunca "sai da moda". Exemplo de moda vintage são os sapatos Oxford que é esilo "oldschool" (fazia parte de um uniforme da universidade de Oxford). As pin-ups Dita von Teese e também a Beth Boop também são exemplos de moda vintage.
    Há controvérsias; -diz-se VINTAGE o original dos anos 20,30,40,50 até 60.
    - já o termo retrô se aplica à volta desse estilo.
    Portanto os bolos que fazemos hoje em dia com coberturas que se usava antigamente esses sim sim RETRÔ!

    ResponderExcluir