Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ÉTICA NA PROFISSÃO

Acontece toda hora, desde sempre, é muito cansativo e desgastante!
Ética, honestidade, princípios, se as pessoas não os tem ; ensinemos.
Já furtaram minhas fotos, se apropriaram de meu conteúdo de curso, levaram minhas histórias contando-as como se próprias fossem, levaram meu "MILLÁS" (aquele que veio da Espanha para o Brasil e deixou cinco herdeiros, desses nasceram 13 e eu sou uma dos 13 e que está há 24 anos nessa mesma profissão) e por aí afora.
O último caso aconteceu na internet, a pessoa por estar na Suíça acha que pode se apropriar de um bolo seu, colocar no Facebook como sendo próprio , retira a marca d'água existente e começa a chamar incautos para aula e todos vão lá e dão parabéns!
Entro em contato pergunto se a pessoa foi minha aluna e ela responde tranquilamente que não!
Mesmo que fosse bolo de curso, NÃO PODE PUBLICAR COM SENDO PRÓPRIO, pois fui eu que fiz em aula.
Só poderá publicar como próprio se for 100% feito pela pessoa!
Solicitei gentilmente que seja retirado ou atribuído CRÉDITOS!
Justificativa que foi dada:
"Sabe já fiz dois iguais ao seu mas usei sua foto pois está com melhor definição"
TEM DÓ!
Fica um conselhos além de um curso de Cake Design onde vamos incentivar a ética e incentivar a CRIAÇÃO DE MODELOS faça um curso de fotografia e PARE DE USAR FOTOS QUE NÃO LHE PERTENCEM!
PRONTO, FALEI!


3 comentários:

  1. Olá Flávia,
    Tenho acompanhado seus ensinamentos com muita atenção. Não sou novata, mas estou voltando a esse ramo 16 anos depois, onde muita coisa mudou por causa mesmo da internet. Estou aprendendo muito a esse respeito e tenho muita consideração nas suas palavras e nas de Salinas. Como estou recomeçando,e não tenho ainda um portfolio de respito, preciso mesmo inspirar-me nas grandes designers. Acho que isso acontece em todas as áreas da vida, não só em bolos. Confesso que tenho bolos seus (lindos aliás), em meu site, mas sito a fonte, dou os créditos e digo que eles devem servir de INSPIRAÇÃO, e não serem simplesmente reproduzidos. De qualquer forma, 2 designers sentiram-se ofendidas com a utilização, enviaram-me uma mensagem e imediatamente as fotos foram retiradas. Agradeci a forma gentil como pediram, pedi desculpas por possíveis prejuízos e reiterei que eles estavam ali justamente porque são lindos trabalhos, e servem de fonte de inspiração para quem está começando ou recomeçando, afinal, em qualquer área da vida os mestres nos ensinam e, depois, nós ensinamos os que vem depois.
    Não deixe nunca de dar sua participação e ponderações nessa atividade, que com generosidade auxilia a elevar o nível dessa atividade.
    Grande abraço
    Judith Dayan

    ResponderExcluir
  2. Bem querida Flávia hj soube deste fato. Apesar de vc não ter que dar a mínima importância pois vc é a criadora, é coisa nata Deus te deu e isso não conseguem copiar,tenha muita " pena " de quem precisa copiar e se fazer criadora,deve ser tão difícil convier com a mentira ,dormir e acordar sabendo que mentiu para os do seu lado, ,conviver com isso diáriamente ! Alguém pode enganar outros mas a si próprio jamais !
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Flávia, infelizmente as coisas são assim mesmo. O fato é que, pelo menos pra mim, quem não tem capacidade pra criar não tem capacidade pra realmente ter sucesso na vida, pois seu sucesso estará sempre condicionado ao sucesso de outros, verdadeiros profissionais! É a diferença entre pessoas pro-ativas e reativas... O pro-ativo não depende do outro ou das condições em que vivem, vai e faz suas vitórias, suas alegrias e suas conquistas.

    ResponderExcluir